sábado, 8 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 (Top Lista)

Olá a todos os seguidores do blog! Estive viajando, mas estou de volta. E acho que para abrir o ano, nada melhor do que uma retrospectiva do ano que passou. Este ano foi o lançamento do meu livro O Preço da Imortalidade, um sonho para mim como autor. Desde o lançamento na Bienal do Livro/SP já foram vendidos mais de um quarto do estoque nas livrarias.

Mas não desejo falar apenas do Preço da Imortalidade neste post. Alguns leitores sugiram que eu postasse resenhas sobre livros que leio. Eu já fazia isso no skoob, mas agora vou trazer isso para o blog. Ao contrário do skoob, farei umas alterações no modo de resenha.

Para finalizar gostaria de fazer uma lista top 3 dos livros nacionais e estrangeiros, séries e filmes que li/vi em 2010. Espero que gostem.

Livros nacionais: 
1) A Batalha do Apocalipse (nota 9,5) - a originalidade do livro, toda a narrativa em primeira e terceira pessoa, os relatos históricos ao longo da vida do protagonista e a trama em si fizeram desde livro o melhor do ano em 2010 para mim.
2) 1808 (nota 9,0) - Para quem gosta de História esse livro é uma grande pedida. O autor conta com maestria toda a história da vinda da família real para o Brasil e o que aconteceu nos bastidores. Descobrimos neste livro que o rei D. João VI foi o único imperador europeu a passar a perna em Napoleão Bonaparte; só por isso já vale o segundo lugar. 
3) Relâmpagos de Sangue (nota 8,8) - Neste livro, o autor Nelson Magrini narra um suspense psicológico com uma grande habilidade. Certas partes do livro são psicologicamente tensas. Ponto alto para a cena do avião.

Livros estrangeiros: 
1) O Jogo do Anjo (nota 9,7) - não vou falar muito desse livro porque colocarei a resenha dele amanhã no ar para estrear a sessão Leitura no blog. Mas posso adiantar que o suspense policial/sobrenatural deste livro espanhol me conquistou com louvor.
2) A Gárgula (nota 9,6) - esse livro chegou perto do primeiro colocado, mas foi uma grande revelação para mim. O livro narra a história de um ator pornô que sofre um acidente de carro e tem a maior parte do corpo queimada. Uma mulher passa a visitá-lo no hospital, afirmando ser o grande amor da vida dele. Até aí tudo bem. Mas quando ela afirma que vive desde a idade média e começa a contar histórias é que a trama te prende. Louca ou real? Tente descobrir você mesmo.
3) O Pacto (nota 8,7) - Joe Hill, o filho de Stephen King, nos brinda com esse suspense/drama sobrenatural. Na trama o protagonista, suspeito de matar sua própria namorada, descobre que está se transformando em um demônio. Usando suas novas habilidades ele começa a descobrir a verdade sobre a morte do amor da sua vida. Com um humor ácido e negro sobre a mediocridade humana, a trama vai dando várias reviravoltas. Pela sua originalidade O Pacto merece o terceiro lugar.

Filmes:
1) Tropa de Elite 2 (nota 10, mas se pudesse seria 12) - Preciso comentar? Para quem mora no Rio é um grande tapa conhecer uma realidade que os jornais não contam.
2) A Origem (nota 9,3) - Acho que não preciso comentar muito sobre esta trama também. Só achei um pouco confusa o clímax da história, mas ainda assim o filme garante o segundo lugar neste top 3.
3) Meu Malvado Favorito (nota 9,0) - Este desenho me surpreendeu bastante. A trama é divertidíssima e as situações hilárias. Fiquei em dúvida entre este filme e Megamente, mas acabei escolhendo esse.

Séries: 
1) The Walking Dead (nota 9,6) - Eu acompanho os quadrinhos e fiquei bastante impressionado com esta série. Não gostei muito do capítulo final da primeira temporada, mas ainda assim foi a melhor série do ano na minha humilde opinião.
2) The Big Bang Theory (nota 9,2) - O que dizer destes nerds? Que eles são hilários, claro! O "namoro" entre Sheldon e Amy está ótimo, a festa do pijama também foi hilário (episódio 8) e foi excelente o episódio de abertura com o caso entre o robô da NASA e Howard.
3) Dexter (nota 9,0) - Esse serial killer é fora de série. Impossível não torcer por ele. Se fosse no Brasil, coitado dos políticos, traficantes e milicianos.

É isso. Foi difícil fazer a seleção com tantos itens bons no mercado, mas essa foi minha seleta lista de 2010. O que acharam? Quais são os top 3 de vocês? Um grande abraço a todos e Feliz 2011!

2 comentários:

MARCINHOW disse...

Poxa, não li nenhum dos livros, nem assisti nenhum dos filmes... Seriado The Walking Dead em primeiro, com certezaa!

Claudia disse...

Eu li os 3 livros estrangeiros!São muito bons mesmo! ótima escolha! Em relação as séries acho que ficou faltando o Supernatural no top 3!rs! Mas vc tem mto bom gosto!
Vou ler o seu top 3 para livros nacionais! Estou em um projeto pessoal de ler mais livros de autores brasileiros!
Obrigada pelas dicas!!
=D

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates