domingo, 8 de maio de 2011

Resenha 03 - Agora Eu Morro (Fábio Brust)


O primeiro livro escrito por Fábio Brust honra o leitor com uma história sagaz e criativa sobre a sobrevivência humana. Neste romance estilo steampunk (ainda são poucos os livros nacionais nesse estilo – infelizmente), mistura ficção científica e uma pequena dose de sobrenatural, o que, na minha opinião, gerou uma trama bastante intrigante. Por quê? Porque nesta narrativa que se passa no ano de 2033 acompanhamos a saga de quatro sobreviventes após um colapso mundial causado por uma guerra nuclear motivada pela falta de água. Neste mundo futurista encontrar água potável é o maior desafio. Toda a vida na superfície da Terra está morta e as chuvas são ácidas.


São quatro personagens principais. Cada um deles com uma característica marcante. Vou falar apenas de dois. Char é a personagem mais cativante do livro. Ela é um clone, cujos órgãos seriam utilizados para manter viva sua rica proprietária, que morreu antes da hora.  Solta em um mundo que não conhecia, ele acaba conhecendo Imort (um nome não muito criativo, admito). Como o nome já indica (esse não é o verdadeiro nome dele), Imort é um imortal. Ele nasceu em Cartago e vive até os tempos futuristas. Seu maior desejo é encontrar a morte. Ele não sente sede ou fome, não se cansa nunca e não envelhece ou adoece. Por outro lado, ele não sente o gosto da comida ou bebida, não sente prazer no sexo e nem sente efeitos do álcool e outras drogas. É mais do que justo o homem querer morrer. Apesar de entender sua jornada em busca da morte, não posso dizer que gostei deste personagem, que muitas vezes se mostrou arrogante, egoísta e imaturo. Nada que diminua a originalidade da trama.

A história se passa em várias partes do globo e mostra a busca desse quarteto por outros sobreviventes. O livro também fala sobre a organização dessa nova sociedade humana, discutindo valores e religião. Para quem gosta de romances, o amor entre Char e Imort é forte e bonito. A história de como Imort se tornou um imortal é bastante interessante e intrigante. A explicação é bem original, embora não diga quem foi o primeiro imortal. Ponto favorável ao autor. Só achei alguns flashbacks desnecessários, como a vida de Imort como escravo no Brasil. Também não gostei de alguns rumos da história e a forma como foram abordados. Por outro lado a descrição da vida de Imort em Cartago é bem -rica em detalhes e bastante criativa. Por causa de sua trama criativa e original, recomendo fortemente a leitura do Agora Eu Morro. É um livro dinâmico e de fácil leitura (li em apenas três dias). Sem falar na bela capa, cuja gota d'água fica perfeita no contexto. Minha nota ao livro foi quatro de cinco estrelas. Parabéns ao autor nacional Fábio Brust pela sua criatividade em escrever o Agora Eu Morro.

Dados técnicos:

Agora Eu Morro (360 páginas)
Autor: Fábio Brust
Editora: Novo Século
Ano de Lançamento: 2010
Onde comprar: Nas principais livrarias do país (Saraiva, Siciliano, Cultura) ou pode comprar diretamente com o autor (nesse caso vem exclusivamente autografado para você)

Abaixo fiquem com o trailer do livro:




2 comentários:

sabrina disse...

Ei Felipe!
Gostei muito da sua resenha... Acho que não gostar muito do Imort não é um fato que mereça desculpas hehehehe
bjussssssss

Fabio Brust disse...

Acho que a questão não é bem gostar da criação do personagem, mas dele em si! A ideia era fazer uma espécie de "anti-herói", e acho que consegui... :P

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates