sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resenha 04 - O Vale dos Anjos (Leandro Schulai)



Leandro Schulai é mais um autor brasileiro dessa nova onda da literatura fantástica sobrenatural que nos brinda com um livro bastante criativo sobre anjos e sua visão sobre o paraíso. Lançado ano passado pelo Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século, cujo objetivo é apresentar ao público o trabalho de novos talentos nacionais. Eu o conheci durante a Bienal do Livro SP/2010, quando vi pela primeira vez meu próprio livro impresso (e posso dizer que foi um grande sonho realizado)! Schulai é um autor super-gente fina e um grande batalhador. Ao contrário dos livros angelicais que estão na moda, Schulai não trata de anjos caídos ou a eterna luta de anjos versus demônios ou sobre o apocalipse. Neste romance angelical vemos uma história de um grande amor recheada de aventura de um modo bastante original que agrada a todos os gêneros.


Sinopse oficial: A morte tem o poder de separar um amor? Para muitas pessoas a frase “até que a morte os separe” é a afirmação de que morrer é o fim de tudo, inclusive para o amor. Mas se fizermos essa pergunta para o grego Dimitris Saloustros a opinião será bem diferente. Com uma morte precoce e uma promessa feita à sua amada o rapaz parte em busca do desconhecido Vale dos Anjos, local onde se encontram as maravilhas do paraíso e o medo e apreensão das oito prisões, em busca de cumprir o seu feito. Auxiliado pelo anjo guia de enterro Obelisco cujo humor o ajuda nos momentos difíceis, pela cupido Anne cuja beleza é incomparável e treinado pelo misterioso mestre Ramirez, Dimitris parte em uma jornada recheada de grandes belezas, pessoas marcantes e mistérios complexos que o farão perceber que nada é por acaso e que sua estadia nesse misterioso local já era aguardada a muito tempo . . .
(Comentário meu: O livro narra exatamente isso. Dimitris morre muito jovem em um acidente de trânsito, deixando na Terra sua amada esposa. A partir daí ele começa a se adaptar no paraíso, buscando meios para retornar à vida - o que obviamente é proibido).

Capa: A capa deste livro é uma das mais belas que já vi. O capista está de parabéns com louvor! As asas e as cores que compõem a capa dão o tom certo sobre a temática do livro.

Personagens: Meu personagem favorito é o anjo guia de enterro Obelisco. Ele apresenta um humor bastante sagaz e uma história de vida que gostei bastante (#diga não ao spoiler). Schulai apresenta alguns personagens com passados bastante interessantes, embora o excesso de curiosidade do grego Dimitris o torne um pouco cansativo no começo do livro. Mas sua ingenuidade e bondade são pontos fortes na personalidade do personagem principal.

Narrativa: Como muitos autores iniciantes, a narrativa do autor ainda precisa amadurecer. E isso já vem ocorrendo ao longo do livro, pois foi nítida a melhora da escrita de Schulai. O começo do livro é um pouco morno, mas conforme as páginas vão se passando, a trama vai te instigando a ler mais e mais. Acredito que a narrativa vai melhorar ainda mais na segunda parte do Torneio do Céu, com um Leandro mais amadurecido (esse primeiro livro começou a ser escrito na adolescência do autor). A forma como ele descreve o paraíso é sem dúvida de uma criatividade sem tamanho. Leandro explica a forma que os julgamentos são conduzidos, o que você poderia fazer no céu, sua permissão para voltar a Terra, a hierarquia dos anjos, entre outras coisas. Até mesmo como um homem das cavernas poderia conviver com um homem mais moderno fica explicado no livro. Achei interessante também sobre a parte em que se você sofrer ferimentos sérios no paraíso pode “morrer” definitivamente. Alguns elementos da religião são abordados (como a permissão de vir à Terra e o direito de mandar mensagens via psicografia), embora o objetivo do livro não seja esse, mas sim narrar uma aventura. A forte influência de animes vai deixar os fãs do gênero satisfeitos com o treinamento de Dimitris e o torneio propriamente dito (eu gostei bastante!), uma pena que terei que esperar até o próximo livro para ver a conclusão do torneio.



Considerações finais: Eu recomendo fortemente a leitura do livro O Vale dos Anjos. Para quem está procurando um livro de anjos diferentes dos livros angelicais da moda, com muita aventura e uma dose de romance fica aqui uma sugestão de leitura. É uma leitura leve e descontraída e, por tudo que eu disse acima, dou 4 de 5 estrelas para este livro nacional. Parabéns, Schulai, pelo sucesso que seu livro está fazendo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates