domingo, 17 de julho de 2011

Fatos e Lendas: 3 (falta de) hábitos medieval


A leitora Claudia, que sempre acompanha este blog, perguntou sobre os hábitos medievais. Então dedico a ela este post de Fatos e Lendas. Claudia, espero que você aprecie! Obrigado pela participação. Mas vamos aos 3 higiênicos hábitos medievais que pesquisei especialmente para todos vocês.



1) Banho - Não é nenhuma novidade que os europeus não gostavam de um bom banho. As casas de banho nas grandes cidades existiram por todo o período medieval, mas eram utilizadas apenas para fins terapêuticos. Essas casas não eram vistas com bons olhos pela Igreja, pois o cristianismo era contra tocar o próprio corpo para não cair em tentação (principalmente por causa da masturbação). 
      São Francisco de Assis acreditava que a sujeira era uma forma de penalizar o corpo e assim se aproximar mais de Deus. Desta forma os franciscanos faziam votos para nunca tomar banho! Isso mesmo que você leu: N-U-N-C-A! Nos conventos e mosteiros em geral permitia-se o banho duas ou três vezes ao ano, principalmente antes de festas santas, como Pascoá e Natal. O restante do povo não era muito diferente. As pessoas tomavam banho em maio / junho por causa do começo da primavera quando o tempo estava mais quente. No livro "O Preço da Imortalidade",  William toma banho apenas uma vez ao ano e olhe lá. 
        Mas como era o banho em si? Não tinha xampu e o sabão era muito caro. As pessoas tomavam banho em grandes tinas e se lavavam com água apenas. Alguns colocavam pétalas de flores para perfumar o corpo. A mesma água era utilizada no banho da família inteira. Primeiro, o homem da casa se banhava. Depois sua esposa e aí vinham os filhos. O bebê ficava por último e a água estava tão suja que se podia perder facilmente o bebê dentro da tina.

2) Escovar os dentes - A escova de dente é bem antiga. Os egípcios utilizavam ramos de plantas com a ponta desfiada que funcionavam como cerdas há 5 mil anos. Os assírios usavam os dedos e os romanos Na China medieval, o povo utilizava cerdas de porco ou cavalo presos em uma haste de bambu. Durante a idade medieval o povo limpava os dentes com um paninho (que nunca devia ser lavado).
         A pasta de dente é bem antiga também. Os romanos faziam uma mistura de areia, carvão, sangue cinzas de ossos e ervas (nem imagino o gosto disso). Na Grécia os médicos receitavam esfregar folhas de hortelã nos dentes. Na Europa medieval a "pasta de dente" era feita com tijolo e pedaços de porcelana, que acabavam por desgastar os dentes (!!!!). Para completar o cenário higiênico o mau-hálito era combatido com um enxaque diário de urina!

3) Lavar roupas - Como eu disse acima o sabão era bem caro e raro. Sua composição era basicamente gordura animal (sebo) e cinzas de plantas. Por causa disso, as roupas eram lavadas apenas duas ou três vezes por ano. Como consequência as peças de roupa, incluindo os lençóis, ficavam infestados de pulgas, carrapatos, piolhos e traças (devia ser uma delícia dormir nestas camas). Aliás cata piolho na família era uma forma de lazer. Você já ouviu falar que muitos bebês morriam no parto, não? Uma das causas era que as parteiras utilizavam lençóis velhos e sujos para o parto para poder não estragar os novos (!!!!). Para completar a urina (sempre ela) era utilizada como alvejante para deixar as roupas mais brancas. Logo, as roupas medievais tinham um delicioso cheiro de xixi...

Para mais Fatos e Lendas, clique aqui

Fonte: Superinteressante, História Viva. 

2 comentários:

Claudia disse...

Oi Felipe!
Primeiramente gostaria de agradecer por ter atendido meu pedido! :)
To de boca aberta até agora...eu imaginava a tamanha sujeirada que era...mas não pensei que pudesse ser tão pior do que imaginei!!!
ecaaaa
bjos!!!

Felipe Santos disse...

Olá Claudia! Não tem que agradecer. Sua sugestão foi ótima. Beijos!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates