domingo, 14 de agosto de 2011

Fatos e Lendas: Trote universitário - uma tradição medieval (literalmente)


Você, quando entrou na faculdade e sofreu um humilhante trote de boas-vindas como bom calouro, deve ter se perguntado alguma vez: como surgiu o trote? Eis a resposta: o trote existe desde que a universidade foi criada e isso remonta mais de 600 anos. Isso mesmo que você leu. O trote existe há 600 anos! 



A palavra trote é a forma do cavalo domesticado andar entre a marcha lenta e o galope. Desta maneira o termo "trote" faz uma alusão à domesticação do calouro. Nas universidades europeias os novatos não podiam assistir aulas nas mesmas salas que os veteranos. Não existia ensino escolar na Europa medieval. Quando os candidatos chegavam eles eram todos barbudos e cabeludos. A prática de raspar os pelos dos novatos, incluindo o cabelo vem dessa época. Suas roupas eram queimadas, simbolizando o início de uma vida nova. Essa tentativa de domesticar o calouro vinha então da humilhação e submissão aos veteranos. 

Você achou seu trote violento e humilhante? Para começar a segregação, os novatos assistiam aulas a partir dos "vestíbulos" - local onde eram guardadas as roupas dos alunos. Quando chegavam aos dormitórios o calouro era obrigado a tomar um "vinho" que nada mais era do que urina pura. O novato então começava a ser espancado, era obrigado a comer comida com fezes e andar nu pelo campus. Segundo o G1, um mestre era nomeado a cuidar do calouro, a quem este devia vestir, calçar, servir à mesa e até masturbar (imagino que outras opções sexuais também estavam inclusas no pacote). A rebeldia do calouro era abrandada pelo espancamento que muitas vezes resultava em morte. Depois da sua "iniciação" o calouro passava a integrar a comunidade universitária e podia "domesticar" os próximos novatos.

Para mais Fatos e Lendas, clique aqui. Divirta-se e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates