sábado, 19 de novembro de 2011

Notícias do Mundo Antigo: Esqueletos de 600 anos continham o DNA da peste negra


Até a pouco tempo atrás ainda se tinha dúvidas sobre quem era o patógeno responsável pela peste negra, tão conhecida por matar um terço da população da Europa no século XIV em torno de cinco anos (algo em torno de 75 milhões de pessoas mortas). O suspeito mais provável deste genocídio era uma bactéria filha-da-mãe chamada Yersinia pestis, que é transmitida através da mordida de pulgas (fezes das pulgas também é uma forma de transmissão).

A culpada?
Essa dúvida existe porque a cepa atual desta bactéria causa uma doença que dificilmente mata o hospedeiro. Outros suspeitos incluíam uma bactéria que causa o antrax, um vírus similar ao Ebola ou um agente tão mortal que matou todos os doentes e não pôde mais se propagar (só patógeno da pesada!). Mas eis que um grupo de cientistas descobriu a verdade! Eles analisaram cerca de 100 esqueletos de pessoas mortas pela peste negra do século XIV e lá naqueles dentes antigos eles conseguiram achar DNA da verdadeira culpada: Yersinia pestis. E descobriram ainda que essa variante tão mortal não existe mais. Podemos dormir em paz agora já que a variante existente hoje é atenuada e causa "apenas" 2.000 casos de peste negra por ano (nenhuma no Brasil).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates