Uma equipe de cientistas descobriu que a variante mais perigosa da malária chegou no Brasil por meio do tráfico de escravos capturados na África. Análise genética de mil amostras diferentes de sangue coletadas em diferentes partes do mundo, incluindo países da América do Sul, do Oriente Médio, do Sudeste Asiático e do Sul da África.
![]() |
Plasmodium e seus diferentes formas - Esse é o culpado! |
![]() |
Hemácias rompidas pelo parasita. Sem tratamento adequado o portador pode entrar em coma e morrer. |
A partir dessas análises genéticas, os cientistas descobriram o parentesco entre os diferentes parasitas que causam a malária e como foi a sua importação para o nosso continente. Descobriram, por exemplo, que a malária foi introduzida várias vezes no continente sul-americano e que sua entrada aconteceu ao norte, provavelmente pela Colômbia.
No início do século XVII, os ingleses introduziram a malária quando se estabeleceram nas suas colônias americanas, onde hoje são os Estados Unidos. Eles também trouxeram outras doenças de presente, como por exemplo a febre amarela em Barbados e de lá ela se espalhou pelo continente. A esquistossomose é outra doença importada.
Li no O Globo
0 comentários:
Postar um comentário