terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Espaço do Leitor (6)


Como prometido, vou terminar de responder as perguntas da blogueira Bruna Britti, criadora do blog Supreme Romance. Para quem ainda não viu, ela fez uma resenha ótima para "O Preço da Imortalidade" (Leia aqui). Vamos lá:

13) Quanto tempo demorou até que tivesse a resposta de uma editora?
Eu publiquei meu livro na Editora Novo Século em agosto de 2010. Foi um ano de espera até obter o sonhado "sim" dos editores.

14) Qual é a maior dificuldade da carreira do autor?

Existem muitas dificuldades. A primeira é conseguir uma editora para publicar o livro. É uma concorrência muito grande e muitas delas nem abrem espaço para a nova literatura nacional. Outras não tem uma distribuição muito grande, o que faz o livro ficar restrito a poucas livrarias ou até mesmo só disponível on-line. O segundo ponto é a divulgação do livro. Quando você entra numa livraria existem milhares de títulos e o seu é apenas um deles. As livrarias dão muito destaque para best-sellers e pouco espaço para livros desconhecidos do público. Nesse caso propaganda boca-a-boca e internet são as melhores armas do autor iniciante para divulgar seu livro. Terceiro e último ponto, ninguém vive só de livros no Brasil (a não ser que você seja o Paulo Coelho). 99,999999% dos autores possuem um emprego fixo. Nesse caso a falta de tempo vira um fator crônico. Ficar de madrugada acordado respondendo e-mails e atualizando skoob, orkut, facebook e twitter vira rotina. Mas... Posso garantir que ver seu livro numa livraria ou numa feira de livros, ler comentários positivos no skoob e blogs, receber e-mails de leitores agradecendo pela boa leitura que você proporcionou, conhecer outros autores, tudo isso faz todo o seu esforço valer a pena.

15) Como foi o processo de criação dos personagens? Alguns escritores dão personalidades a eles a medida que escrevem, outros preferem escrever tudo antes para depois começar a história. E você como foi?
No meu caso, as duas opções são corretas. Eu começo imaginando uma determinada personalidade de uma personagem. Eu sabia, por exemplo, que Malthus seria frio, que Arctos seria sarcástico, que William seria como é e que Lam Sahur seria arrogante. Mas os personagens são mais complexos que isso. Arctos é capaz de praticar (poucos) atos de bondade e isso também faz parte da personalidade dele. Então a profundidade das personalidades dos personagens sendo moldados conforme a história era escrita. Muitas vezes tive que parar para pensar o que determinado personagem pensaria a respeito disso e se ele tomaria uma atitude mais humana ou mais monstruosa.

Bruna, mais uma vez agradeço pelas perguntas. Espero ter respondido as suas dúvidas. Obrigado pelo seu apoio! 

E você? Tem perguntas para enviar? Deixe um comentário aqui ou mande diretamente para mim (fsantos.escritor@gmail.com). Garanto que todas as perguntas serão respondidas. No link abaixo você pode ler as outras perguntas já respondidas. Um grande abraço a todos e até a próxima!


3 comentários:

Tanner Novaes de Menezes disse...

Ótimas perguntas e boas respostas!
Confesso que tirou algumas curiosidades que eu ainda tinha sobre o livro..
parabens felipe!!

MARCINHOW disse...

Uma das minhas maiores dificuldades é montar e manter um personagem secundario ativo... Pois o personagens principal está vivo dentro de mim, mas os outros...

Felipe Santos disse...

É verdade, MarcinhoW. Realmente tem que tomar cuidado com os personagens secundários para que eles não tenham todos a mesma personalidade.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates