sábado, 18 de junho de 2011

Por dentro da lenda: Por que os vampiros temem o alho?


      Toda lenda tem uma origem. No caso dos vampiros praticamente cada povo deste imenso planeta, mesmo o mais isolado e remoto, tem sua versão para o vampirismo. A mais conhecida (e popular) de todas é o vampiro do leste europeu. Não sabe do que estou falando? Então aqui vai um nome para começarmos o tópico de hoje: Bram Stoker, o criador do Conde Drácula. O sucesso desse escritor inglês ma literatura é o "culpado" pela moda de vampiros que dura até hoje. E no seu livro, Van Helsing utiliza um colar de alhos no pescoço de Lucy para protegê-la do perigoso e famoso Drácula. Foi a primeira menção na literatura fantástica sobre o uso do alho contra vampiros. Mas de onde veio a ideia de que alho protege contra vampiros?

      O alho já era utilizado como amuleto de proteção contra vampiros muito tempo antes de Bram Stoker escrever seu famoso livro. O alho já é utilizado como alimento há mais de seis mil anos e é mencionado no antigo testamento da bíblia. Os egípcios, romanos e gregos o utilizavam para temperar a comida. Os gregos também utilizavam o alho para tratar parasitas, problemas intestinais, problemas respiratórios e anemia (só para constar que era o mesmo problema da personagem Lucy do livro de Stoker). E só para constar os gregos estavam certos em todos esses usos medicinais. Mas isso não importa aqui. Então afinal por que razão o alho era utilizado contra os vampiros?
       A resposta, meus caros, é por causa da sua propriedade como medicamento. As pessoas antigamente achavam que as doenças eram causadas pelo diabo. Nada mais justo então associar o alho com uma magia de proteção. Com o passar do tempo, o alho passou a ser visto como um poderoso amuleto contra as forças do mal, incluindo demônios, lobisomens e vampiros. Por causa do seu cheiro forte, o alho também era largamente utilizado na Europa oriental para disfarçar o mau-cheiro do morto enquanto este era velado. Muitos acreditavam que uma pessoa se tornava um vampiro quando sua alma retornava ao seu falecido corpo. O alho servia justamente para evitar que a alma do morto permanecesse no local onde estivesse seu corpo.
       O uso do alho contra o vampiro é utilizado das mais variadas formas pelos autores literários. Bram Stoker dizia que o alho mantinha o vampiro à distância, mesmo conceito utilizado no livro Eu sou a lenda  de Richard Matheson (que eu recomento fortemente a leitura). Já Anne Rice com suas Crônicas Vampirescas, incluindo Entrevista com o Vampiro e a Rainha dos Condenados, nem menciona o alho. O livro de RPG mais famoso sobre vampiros: Vampiro - A Máscara, diz que acreditar que o alho afeta um vampiro é uma grande besteira.
        Dando um rápido pulo na literatura nacional, o escritor André Vianco em seus livros Os Sete e Sétimo diz que um vampiro morre se tomar sangue de alguém que comeu alho. No meu livro O Preço da Imortalidade há um novo enfoque para o poder do alho: o vampiro que ingerir sangue de alguém que comeu tal vegetal, vomita imediatamente todo o sangue ingerido, enfraquecendo a criatura. Se o estômago do morto-vivo for transpassado por uma espada ou flecha tingida com alho o efeito é o mesmo.
        
          Espero que tenham gostado de mais esta matéria da nossa sessão Fatos e Lendas; a primeira falando sobre vampiros. Se você conhece outros efeitos do alho no vampiro em outros livros que citei aqui, não deixe de comentar. Um grande abraço a todos e até a próxima.

7 comentários:

Blog disse...

Muito massa a sua matéria!

Blog disse...

Muito massa a sua matéria!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Poucos seres fantásticos são tão interessantes quanto os vampiros! Desde pequena, estava interessada em vampiros, tanto no cinema como na literatura. Há alguns dias eu vi um filme sobre isso chamado Anjos da Noite: Guerras de Sangue Eu sempre fui fascinado pela mitologia sobre os vampiros ❤️ Se você é um fã de vampiros, este será um dos seus filmes favoritos e você vai querer vê-lo novamente!

trimegistro disse...

Diz a lenda que um pé de alho surgiu quando jesus sangrou na cruz, não sei se foi o primeiro pé de alho...

trimegistro disse...

Ele tem forma de gota?...

Unknown disse...

GOSTEI DA MATÉRIA. DA PRA ASSIMILAR UM POUCO DA PARTE FINAL QUANDO FALAM DO CASO DE INGERIR ALHO FARIA MAL A UM VAPIRO A SÉRIE TVD - QUANDO ELES INGEREM VERBENA, POR EXEMPLO.. É MUITO DIFERENTE MAS ADORO ESSAS HISTÓRIAS. MUITO INTERESSANTE!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

O Preço da Imortalidade | Creative Commons Attribution- Noncommercial License | Dandy Dandilion Designed by Simply Fabulous Blogger Templates